29.2.08

pra dizer bem a verdade

Enfim, a chuva que pedi. Enfim, os vidros das janelas manchados de água escorrida. Porque água mancha. Água mancha como sangue.

Uma noite e um dia inteiros de chuva. Talvez um final de semana. Talvez o sol jamais volte.

Não importa, eu me acostumaria. Eu posso me acostumar com qualquer coisa. Um dia seria normal os dias serem todos de água. A vida passaria e acabaria da mesma forma. E eu não usaria guarda-chuva. Não usaria mesmo. Seria perfeitamente normal andar molhada. Eu nem mesmo me griparia. Eu nem mesmo imaginaria um dia de sol. Porque não haveria beleza nele. Só haveria estranhamento.

O grande problema da vida é este exagero de opções. Sãos dias de chuva, de sol, nublados, quentes, frios ou agradáveis. Tristes ou alegres. Um diferente do outro. E eu conheço todos. E peço e espero por eles. Porque sei que existem e podem, enfim, acontecer.

O grande problema da vida é existir a morte, e eu saber das duas, eu poder escolher entre elas, e eu poder distinguir claramente onde está uma e outra, e eu ter que simplesmente conviver com uma opção maior do que eu.

Se a vida fosse só vida eu me acostumaria com isso. É claro que eu me acostumaria.

E se eu não soubesse da morte eu viveria melhor. Muito melhor. Eu enfim viveria.

Mas se fosse só morte... Se fosse só morte eu não sei o que seria. Se fosse só morte, pra dizer bem a verdade, acho que, enfim, eu não morreria.

4 comentários:

  1. texto alucinante de belo, denso e com um final extraordinário. demais, Camila. um beijo e belo fim de semana, com chuva, com sol, do jeito que ele chegar.

    ResponderExcluir
  2. e aí camila, lembra de mim? a chuva é uma utopia? agora aqui em florianópolis escuto a chuva deslizar pelas calhas das casas.
    abraço,
    virgílio.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. "O grande problema da vida é este exagero de opções."

    Verdade. Lidar com a variedade de opções, assumir ter q fazer uma escolha e abdicar de todas as outras... Enlouquecedor. Mas necessário pra amadurecer. Estou tentando até hj... rs Gostei demais do seu texto.

    ResponderExcluir

Coisa boa saber tua opinião.

não se nasce mulher, torna-se mulher [simone de beauvoir]