30.12.08

e o que que a vida fez...

“Termino 2006 tranqüilamente. Foi um ano e tanto. Fico até sem ar em pensar. Tudo de bom para mim, tudo de vento em popa, tudo fluindo em ondas energéticas do centro da Terra, do céu, sei lá de onde e do meu próprio coração.”

“2007, então. Venha! Quero 2007 todo para mim. Quero vivê-lo, seja como for. Quero estar aqui em dezembro. Sinto um medo absurdo de tudo o que pode acontecer nesses dias todos, quase sinto vontade de me esconder em um cantinho e ficar só observando, mas como? Como não viver?”

“Foi um ano triste, pesado, amargo, difícil de levar. Mas passou. Ainda não superei, mas estou aqui, na porta de 2008, vestida de branco e de esperanças.”

“2007 foi ruim, mas fui eu.”

“Seja como for, agora preciso viver 2008. Preciso dele inteiro, preciso chegar ao seu final. Não importa o que aconteça. Não importa quantos pedaços ele me arranque. Ser humano regenera. Vocês entendem a importância disto?”

“Mas no ano que vem. Neste, não dá mais tempo. Pois estamos no último dia do ano e não há tempo para mais nada. O que foi feito está feito e o que não foi feito... perdeu-se. Acabou.”

“Um ano novo é mais um ano de vida, mais um, e eu preciso de todos, eu não abro mão de viver.”

Isso sou eu. São trechos de mim. De meus finais de ano. Da minha velha melancolia de ano-novo.

Acho que um dia terei material suficiente neste blog para auto-analisar a minha vida. Analisar e entender. Eu preciso entender esse processo que descaracteriza a gente ano a ano até não nos reconhecermos mais. A gente nasce de um jeito que parece ser o nosso jeito e aí... E aí a gente passa a vida se descaracterizando. Vida? Esse é o nome do processo? Pode ser. Hoje é 30 de dezembro e não consigo ter nenhum grande bom pensamento sobre ela. Aceito a vida como processo que descaracteriza. Tanto faz.

Será que o ano-novo fazia mais sentido quando eu era uma menina e o ano, então, tinha mais dias e a vida, por sua vez, tinha mais anos?

Será que o ano-novo fazia mais sentido quando eu era uma menina e passava a meia-noite entre fogos e família, depois dançava e me divertia com os amigos na boate da praia e por fim íamos para a beira do mar ver o sol nascer e então o sol nascia sob nosso testemunho, o sol do primeiro dia de janeiro, e por isso o ano era realmente novo, porque eu o via surgir, inteiro e recém lavado pela água salgada do oceano de Curumim?

Será que o ano-novo segue tendo algum sentido pra quem ainda faz isso por lá?

Fico dividida entre pensar no ano-novo como uma simbólica e estúpida troca de números em um relógio e entre ainda ser eu e acreditar que o ano-novo é mais do que novo, é único, é inédito, é descoberta e é aventura, é a óbvia e perfeita condição de que tudo vai mudar.

Nossa, que alívio! Ser eu mesma ainda parece tentador.

Um comentário:

  1. Bacana a conclusão, a frase final e todo o seu significado.
    E dizer, aqui da minha parte, da sempre ausente tentação de não ser eu mesmo...
    Almiro

    ResponderExcluir

Coisa boa saber tua opinião.

não se nasce mulher, torna-se mulher [simone de beauvoir]